Você se comunica bem? Qual a nota que daria para si numa escala de 0 a 10 sobre a sua comunicação? A comunicação representa 100% da responsabilidade de quem a transmite, assim, ela é uma chave poderosa para abrir portas.
Os elementos de uma comunicação são constituídos basicamente pelo transmissor (quem comunica a mensagem) e pelo receptor (ouvinte, leitor que recebe a mensagem).
Quando algo foi dito e a pessoa não entendeu, a responsabilidade da mensagem foi de quem a transmitiu. Primeiramente é preciso entender que cada ser humano possui um perfil de retenção de informação, que pode ser: visual, auditivo e cinestésico.
As pessoas com perfil visual possuem o canal do cérebro mais latente, ou seja, através de imagens ele consegue identificar as informações e organizá-las com mais praticidade que os demais perfis.
Pessoas com o perfil auditivo preferem ouvir a falar e os cinestésicos se expressão através do toque, contato e, etc. Esses foram alguns exemplos de como algumas pessoas retêm e expressam as informações.
COMUNICAÇÃO FALADA X ESCRITA
A comunicação falada é formada por 7% do que se verbaliza e 93% é o que você NÃO fala e a outra pessoa entende. A comunicação não verbal é constituída por gestos, tom de voz, expressão facial, e, etc, é tão importante quanto a oral.
Na comunicação escrita é preciso ter o triplo de cuidado porque a pessoa não lê o que você escreveu, mas faz a leitura a partir do estado emocional em que se encontra e como se sente em relação a você.
Isso significa que se a pessoa não estiver em dia muito favorável e ainda possuir algum sentimento de rejeição sobre você, ela irá entender o contrário da mensagem transmitida.
Sempre que puder, prefira mandar uma mensagem em áudio porque terá 40% tom de voz e 7% das palavras o que aumenta a chance de não ser mal-entendido.
Ainda temos o percentual relevante de 75% do analfabetismo funcional no Brasil, ou seja, não são capazes de ler, ouvir e compreender por completo a mensagem transmitida.
NÃO CULPE OS OUTROS
Há uma frase que diz: Tolo é todo aquele que naufragou seus navios duas vezes e continua colocando a culpa no mar”. Os tolos sempre repetirão os mesmos atos, é como se tivessem a síndrome de Gabriela, ” Eu nasci assim, eu cresci assim, vou sempre assim”.
A comunicação está presente em nossas vidas em todos os aspectos, seja na família, trabalho nos estudos, enfim, é fundamental saber usá-la adequadamente.
Mark Twain já dizia que: “Se a única ferramenta que você tem é um martelo, você pensa que todo problema é prego”. Nos dias atuais é difícil encontrar professores capazes de ensinar corretamente, porque não entendem o que o aluno precisa aprender.
Cito o exemplo de Helen Keller a primeira surdocega que deixou seu legado como escritora e conferista ativista social norte-americana ela dizia: “Qualquer um pode levar uma criança para escola, mas só um professor verdadeiro pode levá-la a aprender”.
Por fim, ressalto que a comunicação é 100% responsabilidade de quem a transmite e não de quem recebe. Por isso, é importante saber gerenciar a comunicação oral e escrita principalmente nesse tempo em que o fluxo das informações ocorrem numa velocidade sem igual.
A arte de saber se comunicar está relacionada a arte de lidar com pessoas, pois, quando nos comunicamos de forma clara, simples, direta, qualquer pessoa consegue compreender, assim, se concretiza o exercício de uma ferramenta poderosa que poderá nos abrir portas.