Como você lida com os problemas? Como costuma fazer para solucioná-los? Eu não gosto do termo “problemas”, mas as pessoas costumam se referir a este nome. Existem estratégias para lidar com os problemas no qual você vai adquirir habilidades para encontrar as melhores soluções, mergulhe nessa leitura e saiba qual a melhor maneira de solucionar os problemas.
Há mais de 23 anos que ajudo pessoas e empresas a utilizarem uma técnica infalível na resolução que todos chamam de “problemas”, se você colocar em prática a mesma estratégia tenho certeza que colherá os melhores resultados.
A FÁBULA DO LEÃO
Vamos começar por uma história para ilustrar o tema do texto. Havia um zoológico e uma jaula onde ficavam todos leões, essa jaula era aberta e tinha uma tela de alambrado que a circulava inteira.
Os leões tentavam sair e se atiravam naquelas telas e alguns chegavam a se machucar. Um dia chegou um novo leão para morar ali que ficava apenas observando o comportamento dos demais leões que se sentiam incomodados com a atitude do novo morador.
Até que um dia um dos leões perguntou ao leão: — Por que você fica parado e não vem nos ajudar a arrombar a cerca?
Ele respondeu: – Eu não estou parado, enquanto vocês tentam romper o alambrado e o observo se há algum ponto fraco para atravessar.
MORAL DA HISTÓRIA
A maioria das pessoas tenta resolver os problemas com euforia, falatório, impaciência, reclamações sendo que foram elas mesmas causaram os problemas, porque na vida existem duas escolhas: primeiro você escolhe, depois colhe.
Sempre que estiver diante de um conflito pegue um papel e escreva: qual é o problema? Discorra acerca do assunto para se ter clareza das decisões que poderão ser tomadas.
Costumam me chamar para participar das reuniões empresariais para discutir problemas, eu digo que não participo porque quanto mais você discute, maior ele fica.
ENCONTRE SOLUÇÕES
O primeiro passo que deve ser analisado é: o explorador. Verifique, explore as alternativas que o levaram a esse problema, descreva com detalhes no papel ou num quadro.
O segundo é: o artista (criatividade) que está descomprometido com a realidade e encontrará as prováveis soluções.
Terceiro passo é o juiz, sempre alguém ou sua mente vai querer julgar a possível solução encontrada, lembre-se que a mente engana.
O quarto passo é o desbravador que analisa os prós e contras que o “artista” discorreu ao explorar as soluções e colocá-las em prática. Quem está dentro da pintura não consegue ver a moldura, por isso é importante pensar na solução.
Você pode pensar que essa ferramenta é muito simples e possui chances de não dá certo, é justamente assim que a maioria das pessoas (reagem), focam no problema e não na solução, têm a mania de complicar e não de facilitar.
Por fim, lembre-se de uma frase de Confúcio que diz assim: “Não corrigir nossos erros é o mesmo que cometer novas falhas”. Espero ter lhe ajudado e que você utilize a estratégia descrita no texto e encontre os melhores resultados.