Muitas pessoas sofrem por não saber dizer “não” por diversos fatores sociais, psicológicos que a impedem de pronunciar essa palavra tão pequena, mas que possui um peso enorme, porém, a pronúncia do “sim” para tudo também gera malefícios para vida o que torna as pessoas presas em algumas situações para “tentar” agradar aos outros.
Existem diversas razões para qual a pessoa não consegue dizer “não” para as situações que acontecem na vida, as mais pontuais são: problemas com a autoestima, autoimagem e autoconfiança.
Às três irmãs gêmeas são formadas pela autoestima, autoimagem e autoconfiança. A autoimagem é a forma como você se vê, a autoestima está ligada ao quanto você se ama e autoconfiança como próprio diz é a segurança que a pessoa tem nela.
A maioria dos seres humanos possuem essas três características e quando não trabalhadas de forma correta geram atrasos de vida. Por isso, muitas pessoas evitam usar palavras de negação porque se sentem inseguras quanto a reação das outras pessoas.
A BUSCA PELO EQUILÍBRIO
O que todos nós precisamos entender é que as coisas do universo foram criadas por Deus de forma equilibrada, pode ser que você não acredite, mas existe na natureza um equilíbrio, por exemplo, noite e dia, frio e calor, sol e lua, azeite e água, fogo e gele, claro e escuro, e, etc.
Quando a pessoa diz “sim” o tempo todo, ela automaticamente desequilibra a própria vida e isso acarreta outros males como: depressão, angústia, insegurança, e, etc.
Querer sempre agradar aos outros é negar a si e desequilibrar-se emocionalmente. Essas pessoas normalmente terão facilidade para explodir e criar mágoas aos que são seu redor.
É muito importante buscar o autoconhecimento por meio da leitura, meditação, orações, ou até mesmo com um especialista que possa lhe a ajudar a reequilibrar as emoções de modo a tomar decisões mais assertivas.
A FALTA DE VALORIZAÇÃO
A desvalorização é um dos reflexos que atingem que só sabe dizer “sim” para tudo, no casamento, por exemplo, o cônjuge que faz de tudo para o outro sem obter um retorno positivo, nunca será valorizado.
No trabalho a pessoa chega ser considerada o “bonzinho(a)” do setor porque nunca diz “não” para os outros, mas é ela que está sendo prejudicada, porque no decorrer dos anos perceberá que ao querer abraçar o mundo ela perde outras oportunidades e isso não garante segurança e eficiência no trabalho.
Viver agrandando os outros dá uma falsa impressão que a pessoa é muita prestativa, quando, na verdade, ela demostra uma fraqueza, mas não consegue assumir e obter o controle da vida.
O Dr. Mike Murdock tem uma frase que diz: “Nunca reclame daquilo que você permite”, ninguém valoriza o que está sempre disponível e que gera desafio para ser conquistado, é o tal de ter “tudo na mão”
ESTABELEÇA LIMITES
Saia da zona de conforto e comece a estabelecer limites em seus relacionamentos, dizer não também é uma forma de dizer sim para outras possibilidades.
A mudança do hábito de dizer “sim” gera desconforto, mas é preciso transformar o hábito tóxico em um que gere resultados positivos e que liberte as prisões emocionais no qual estamos acostumados.
Dizer sim ou não é questão de escolha, lembre-se: “Primeiro você escolhe e depois você colhe. Portanto, faça o uso consciente dessa liberdade e se acaso não consiga vencê-las procure meios para colocá-las em prática.
Toda ação gera uma reação é preciso refletir sobre as tomadas de decisões para que as consequências não sejam as piores, pois, existe uma diferença entre tarde e tarde demais, enquanto há vida também há possibilidade da realização de mudanças. Pense nisso!