Você sabia que existem 6 medos universais? Todos os outros medos são filhos destes primeiros, quais são seus medos? Você sabe lidar com eles? Há milhares de pessoas que sofrem por não saber administrar os medos que vão dos mais simples aos mais complexos, compreenda neste texto como lidar com seus medos e viver bem de forma equilibrada e segura.
Começo este texto com uma frase para você refletir? “Se for para ter medo de algo, tenha medo de ter medo”. O medo é a emoção mais destrutiva que existe, ele paralisa as pessoas, afasta a prosperidade, leva você a acreditar que você não pode fazer algo que tem capacidade.
O medo é ruim? Não, ele é uma emoção necessária que nos preserva, por exemplo, se você tem medo de altura não há problema nisso, desde que você nunca tente pular de paraquedas, saltar de bungee junp, e, etc. Se isso não lhe impede de ser feliz, qual é problema?
MEDOS QUE NOS PRESERVAM
Existem medos que nos preservam, por exemplo, eu sei nadar e lido bem com a água, mas jamais irei me arriscar em águas profundas, esse medo é bom e preserva a minha vida. O medo que os pais têm de uma criança mexer em instrumentos de corte, ou que fique sozinha numa janela, e, etc. Isso é muito bom porque é medo relacionado à proteção.
Quando o medo nos preserva e algo ruim que possa vir a acontecer, ele não pode ser considerado fraqueza ou covardia, ao contrário, deve ser visto como algo natural e que todo ser humano convive ao longo da vida.
MEDOS QUE NOS PARALISAM
O medo é maléfico quando ele trava a nossa vida, por exemplo, se alguém tem um sonho de ser palestrante ou professor, mas tem medo de falar em público, neste caso o medo faz mal porque ele limita um objetivo que você tem para sua vida.
O medo tem medo, quando você o enfrenta ele tem medo e foge. Se o medo for de falar em público, como enfrentar? Aprenda a base, sobre assuntos relacionados à comunicação. Eu ministro um curso sobre que se chama “Comunicação descomplicada” na qual ensino técnicas para pessoa vencer esse medo.
Muitas pessoas também me escrevem dizendo que tem medo de dirigir e precisam deste meio de transporte para se deslocar. Qual a única forma de perder esse medo? Dirigindo, não tem outro jeito, esteja com alguém do seu lado mais experiente e depois comece a enfrentar devagar essa limitação.
Os medos mais comuns os chamados 6 medos universais são: Solidão, pobreza, envelhecer, ficar doente, medo de algo desconhecido e o medo do que os outros pensam sobre você. Esses medos dão origem aos demais e quando não sabemos lidar com eles os malefícios em nossa vida são imensos.
COMO LIDAR COM OS MEDOS
Quando nós decidimos enfrentar os medos que nos paralisam a nossa vida só tem a ganhar. Em primeiro lugar você deve analisar o que lhe causa medo, se possível escreva num papel quais são eles, é importante tomar o conhecimento e organizar o que realmente tem causado essa emoção.
Sempre falo nos meus vídeos, cursos, palestras que os pensamentos negativos são armas para destruir a nossa vida em todos os aspectos. Muitas pessoas alimentam pensamentos negativos principalmente com afirmações como essas abaixo:
“Eu não vou conseguir, é difícil sair dessa situação, isso é um problema que tenho, enfim, tudo isso bloqueia sua mente, comece a substituir esses pensamentos por: “Eu tenho capacidade, eu tinha esse medo, eu vou conseguir, e, etc.
Quando você toma a decisão de enfrentar os medos um dia de cada vez a consequência disso é elevar às três irmãs gêmeas formadas pela autoestima, autoconfiança e autoimagem, que fantástico! São três armas poderosíssimas que irão se sobressair em você.
Caso reconheça que não é possível enfrentar sozinho busque ajuda, há bons profissionais e pessoas mais experientes que poderão lhe ajudar a supera os medos.
O que você faz hoje refletirá no amanhã, espero ter lhe ajudado que possa enfrentar seus medos e que seja livre deles. Lembre-se que ao dar um passo de cada vez você estará no caminho da liberdade. Sucesso!