Você é uma pessoa corajosa ou você é uma pessoa medrosa? Você sabe o que é uma pessoa corajosa? A maioria das pessoas acreditam que uma pessoa corajosa é aquela que não tem medo, mas elas estão completamente enganadas ao pensar assim, vejamos o porquê.
Uma pessoa corajosa não é aquela que não tem medo, coragem não é a ausência de medo é a decisão de agir mesmo com medo. Conheça este assunto que sei que isso vai te ajudar, mas para elucidar o que quero dizer, compartilho uma pequena fábula com você.
FÁBULA O CAMUNDONGO
Havia um camundongo que era muito medroso. Um dia ele teve um encontro com Deus no qual os dois tiveram o seguinte diálogo:
— Criaturinha ingênua, eu te fiz com quatro pernas, por que você fica sempre dentro da tua toca no buraquinho na parede? — perguntou Deus.
— Senhor, é que tenho medo dos gatos! — disse o camundongo. Deus o transformou em um gato, mas ele vivia escondido debaixo do sofá.
Deus disse — Criaturinha vá andar por aí eu lhe dei o mundo, você tem quatro patas e por que você fica aí?
— Senhor, é que tenho medo dos cães — replicou o camundongo. Deus o transformou num cão, mas ele vivia dentro da casinha.
Deus disse: — Eu lhe dei quatro patas, vá passear e ver o mundo.
— Senhor, eu tenho medo do homem — replicou o camundongo. Deus o transformou num homem, mas ele só vivia dentro de casa.
— Mas Senhor, eu tenho das feras — disse o camundongo. Deus o transformou em uma fera.
– Senhor, tenho medo dos caçadores – replicou o camundongo. E Deus o transformou em seu estado original como camundongo.
– Deus falou: – Não importa no que eu te transforme, a sua coragem e atitude serão sempre às de um camundongo.
MEDOS QUE NOS PROTEGEM
Compreende a moral dessa história? Há pessoas que têm medo de tudo. Reflita, o medo é ruim? Não é ruim, por exemplo, eu tenho uma filha de 6 anos o medo que ela tem de atravessar a rua sozinha protege a vida dela.
Tenho outra filha de 11 anos o medo que ela tem, por exemplo, é de ir ao supermercado ou a um shopping quando está cheio e de se afastar da gente, isso é muito bom porque sabemos como mundo está hoje,então esses medos são bons.
Vou te dar outro exemplo, eu pessoalmente tenho medo de altura e jamais vou saltar de paraquedas, penso que se Deus me quisesse no ar ele tinha me criado com asas e eu não nasci com elas.
Se alguém tem vontade de pular, fique à vontade. Minha mãe diz: — O que é de gosto, regalo da vida! Ou seja, tudo o que se faz por prazer é o que dá gosto à nossa vida.
Outro exemplo, não vou escalar uma montanha, você nunca irá ouvir falar que o Ivan Maia foi escalar o pico da neblina ou o pico do Everest, etc. Respeito as pessoas que se dedicam a esta modalidade de esporte e cada um sabe o que é melhor para si.
Eu não sei que vou morrer, mas eu já sei que não irei morrer afogado ou caindo de uma altura, só se alguém me empurrar em cima de um prédio, caso contrário não há possibilidade disso acontecer porque esse medo protege a minha vida.
MEDOS QUE NOS PARALISAM
Há medos que lhe prejudicam, como, por exemplo, se você tem medo de falar em público e isso lhe faz mal porque você quer apresentar diante do público, seja na faculdade, trabalho, na roda de amigos, etc.
Se isso te faz mal, é preciso ser trabalhado. Ajudo muitas pessoas a trabalhar os medos que elas têm, medo de dirigir, estacionar, de baliza, medo de pegar a estrada, etc.
Quando alguém admira a outra pessoa pelo fato dele ser corajoso, mas é só analisar que as pessoas fazem isso porque elas não têm medo, a coragem só existe se você tiver medo.
Você tem medo de falar em público, e se inscreve no meu curso chamado “O poder mais desejado pelo ser humano” e você faz o curso, enfrenta os medos e você começa a falar em público, a pregar na igreja, etc. Você foi corajoso.
Quando você tem medo de voar de avião e a sua profissão exige que você enfrente este medo e depois de 34 viagens usando uma técnica certa você perde o medo e torna-se corajoso.
Entenda que coragem só existe porque existe o medo, é você agir mesmo com medo, mas se o medo não te faz mal não se preocupe com isso, mesmo que as pessoas debochem de você, não dê brecha para estes tipos de comentário, e programe sua mente para cancelar todo e qualquer tipo de palavras que não agregam valor a você.
O que importa o que os outros pensam de você? O que importa o que os outros falam de você? O que importa é o que Deus pensa de você e ele pensa coisas maravilhosas a seu respeito.
Te desejo que ao ler este texto você tenha decidido e queira enfrentar seus medos e encará-los com a certeza de que pode vencê-los. Longos dias e bela noites!