Você tem pessoas na sua vida que gostam de dar opinião em tudo? Pessoas que ficam ao seu redor e são inconvenientes. Muitas vezes, nós nos incomodamos com que os outros nos dizem, sobre as atitudes que deveríamos tomar e isso gera desgastes emocionais. Veja neste texto como lidar com essas situações para obter uma vida equilibrada e focar no que realmente importa.
A FÁBULA DO GATO VITORIOSO
Havia um país chamado Gatolândia era chamado assim porque lá só existiam gatos. O país era pobre e lá existia muita fome, um dia o rei resolveu fazer uma promoção e colocar no meio da praça um pau-de-sebo com 4 metros de altura e no alto dele um tambor com 10 litros de leite.
O desafio era para quem chegasse primeiro ao topo do pau-de-sebo ganhava o prêmio do tambor de leite, vieram os melhores gatos escaladores de toda região. A competição começou e alguns subiam alguns metros e escorregava, outros quase conseguiam alcançar o leite, mas deslizavam quando estavam muito próximos.
O campeonato aconteceu o dia todo e no final ninguém conseguiu alcançar o prêmio. A multidão se juntou e surgiu um murmúrio que dizia que se os melhores escaladores não conseguiam o campeonato só poderia ser uma farsa.
Advinha o que aconteceu? É claro, o gato raquítico que ninguém dava nada por ele alcançou o leite e se deliciou nele. A multidão começou a questionar como o gato conseguiu fazer aquela proeza, mas o pai dele respondeu que o filho estava com muita fome e era surdo.
COMO LIDAR COM OS INCOVENIENTES DE PLANTÃO
Assim como na história do gato surdo, pare de escutar a opinião alheia, dê um “cancela” na sua mente. É você quem paga suas contas, então não se importe o que os outros dizem. Comunidades, instituições religiosas são lugares propícios para isso acontecer.
No trabalho também encontramos pessoas assim, quando eu era empregado escutava quase todos os homens falando sobre futebol, carnaval, são coisas e não me atraem, eu não gosto e aos olhos de muitos, isso era visto como antipatriotismo.
Quer ser feliz? Esqueça a opinião dos outros, quando precisar de um ponto de vista diferente do seu, peça para quem realmente esteja melhor que você em algumas áreas da vida, não adianta buscar conselhos de pessoas que não tem nada a acrescentar em nossa vida.
Quanto aos fofoqueiros, faladores, matracas que estão ao nosso redor também use a técnica do “cancela” na sua mente e afaste-se, se não puder fisicamente que seja mentalmente. Não dê importância a assuntos que não merecem a preocupação necessária, principalmente quando podemos fazer nada a respeito.
BUSQUE O AUTOCONHECIMENTO
Procure entender o motivo pelo qual você dá tanta importância com a opinião dos outros, faça uma reflexão, é uma questão mal resolvida? É algo que precisa ser tratado com a ajuda de um profissional? Perceba essas questões importantes e pontuais que precisam ser resolvidas.
A questão da insegurança também pode ser um fator dominante e que dá margem para questionamentos e julgamentos que fazemos de nós, por isso é muito importante estar atento aos nossos sentimentos.
Faça o exercício da gratidão e de declarações positivas ao seu respeito, repita sempre: Eu sou uma pessoa segura, eu me preocupo apenas com minhas próprias ações e isso é o que realmente importa, se minha consciência considera que estou fazendo o meu melhor o restante não importa.
Você o dono do seu destino, seja mestre dele, foque no que realmente importa e seja feliz, faça filtros das alheias. Conheça seus valores e dê importância ao que te fortalece. Longos dias e belas noites! Sucesso!