Você é uma pessoa competitiva? No trabalho, no seu casamento, na sua família, e, etc.? Você costuma chegar à frente ou depois? Lembre-se que o segundo nada mais é que o primeiro dos últimos. Não julgue a introdução deste texto sem antes o ter lido por completo, vamos abordar aqui exemplos práticos do que é ser o primeiro.
Na vida, se não for para você ser o primeiro, é melhor não estar nela, mas para isso você precisa conhecer o significado da palavra competitividade, muitos imaginam que essa palavra está relacionada com o fato de ganhar dos outros seja da forma que for.
COMPETITIVIDADE
Bruce Lee já dizia que: O conhecimento gera poder, mas somente o caráter granjeia respeito. Para mim a competitividade não é competir com os outros, todos os dias eu busco ser um filho, pai, esposo melhor que fui ontem, toda palestra, vídeo, conteúdo que produzo eu procuro fazer melhor que anterior.
A razão é simples, quando você compete com os outros há o risco de perder ou ganhar, mas quando a competição é com mesmo a vitória é certa e sempre terá motivo para comemorar. Uma história de competição é do empresário Silvio Santos que há muitos anos decidiu comprar a concessão de um canal.
CASES DE SUCESSO
Ao adquirir o canal SBT (sistema Brasileiro de televisão) ele nunca quis ganhar o lugar da Rede Globo, pois sabia que audiência era dela. O que ele fez? Aplicou o princípio de ser sempre o primeiro, foi como se ele dissesse: – Tudo bem, Globo, em termos de audiência você está em primeiro, mas em programas de auditório, novelas mexicanas e atrações que você não fornece eu serei sempre o primeiro.
Outro exemplo é o guaraná antártica que tinha uma mensagem emblemática “Adoro pizza com guaraná”. A mensagem que este refrigerante estava mandando ao concorrente era, tudo bem que você é o mais vendido, mas quando às pessoas pensarem em pizza é em mim que virá a primeira lembrança.
SEJA O PRIMEIRO NA PRÁTICA
Você deve estar se perguntando como devo ser sempre o primeiro? Nas pequenas atitudes do dia a dia faça a diferença, seja o primeiro a ser lembrado e o último a ser esquecido, chegue no horário combinado e nunca atrase, antes de sair do trabalho deixe o local limpo e organizado.
Seja sempre o primeiro a dar sugestões construtivas e o último a fazer críticas, ao invés de dizer palavras negativas diga palavras construtivas, quem muito ajuda quem não atrapalha, ajude sempre que puder.
Faça sempre mais do que esperam por você, e o último a não entregar nem aquilo que esperam de você, gaste menos que ganha e o último a gastar mais do que ganha. Coloque em prática o conteúdo de uma aula, vídeo, livro que você assistiu ou ouviu, não reclame, ao contrário agradeça.
Há uma frase que é um dos meus lemas de vida diz assim: Aqueles que explicam o porquê não fazem terão de dar lugar àqueles que fazem. O que você acha que existe mais no mundo? Gente que faz ou explica o motivo pelo qual não fez.
Nos almoços em família seja sempre o primeiro a falar bem dos outros e último a falar mal, seja educado, diga aos seus pais (caso os tenha vivos) que os ama, valorize se cônjuge e não seja crítico apontando os defeitos.
E por fim, seja você mesmo, não queira ser como os demais, ninguém tolera pessoas desagradáveis, inconvenientes. Compartilhe o bem, coisas boas, conhecimento útil, dedique-se a servir e não ser servido e seja sempre o primeiro a propagar ajuda e gratidão. Longos dias e belas noites.