Do que você tem medo? Como vencê-lo? Existem 6 medos universais nos quais os demais derivam deles. Nesse sentido este texto nos revele quais são os medos que paralisam as pessoas e os aspectos que estão presentes seja nas mais diversas coisas que você precisa resolver decisões a serem tomadas, tanto na vida pessoal como na profissional, afinal, seus medos podem definir a sua vida.
O medo faz parte de todo ser humano porque ele pode nos proteger e está relacionado ao nosso extinto de sobrevivência. Ele se torna destrutivo quando ele te domina, limita e não deixa você progredir na sua vida pessoal.
FALAR EM PÚBLICO
É muito comum às pessoas terem medo de falar em público, isso não tem problema, a questão é: você se sente feliz com essa limitação? Não adianta fingir que esse sentimento não existe, tenha coragem de assumir e se isso lhe incomoda busque ajuda, informação para superar essa barreira.
O antídoto do medo é a coragem, é agir mesmo com medo. Ter a posição de enfrentá-lo e buscar alternativas para vencê-lo, tente vencer esse medo começando a dar pequenos passos, treine sobre o assunto que vai falar e explane para pequenos grupos, busque novas técnicas de oratória e gradualmente você irá adquirir segurança ao falar até que se tornar natural.
O MEDO TEM MEDO
Toda vez que o medo é enfrentado ele fica menor, cada vez que você foge ele fica mais forte. Existem basicamente 6 medos universais nos quais os demais advém deles, que são: solidão, perda, pobreza, envelhecer, doenças, críticas alheias. Diante desses principais medos, vamos discorrer o que eles representam nas vidas das pessoas.
MEDO DAS CRÍTICAS ALHEIAS
São medos que vão do mais simples ao mais complexo, depende de como ele representa a cada um. Por exemplo, mudança de emprego, a pessoa tem medo de sair do trabalho pelo fato do que irão falar ou criticar a sua postura diante dessa decisão.
Pessoas que gostariam de fazer uma faculdade diferente, mas por pressão da família ou da sociedade ela tem medo assumir o que gosta. O medo é emoção mais destrutiva que existe, é importante trabalhar essa emoção e não deixar que a domine a confiança em você é o primeiro passo para se livrar das críticas alheias.
MEDO DA SOLIDÃO
O medo de ficar sozinho também é muito comum, ele se origina de um rompimento de uma relação ou a pessoa já está numa certa idade que acredita não ser a apropriada para encontrar um companheiro (a).
A você que não encontrou uma pessoa e tem medo de ficar sozinho não desista de acreditar, faça um perfil da pessoa que você mais admira e que gostaria de ter ao seu lado. Como diria Salomão “Você só encontrará o que está buscando.”.
É importante também verificar sua postura, como você se comporta, veste-se, que lugares frequenta tudo isso está relacionado ao que você pode atrair a você. Observe ao seu lado as pessoas ao seu redor quem sabe o seu parceiro (a) pode estar mais próximo que imagina.
MEDO DE PERDE ALGUÉM
Você não pode perder algo que não lhe pertence, não existe a outra metade, cada pessoa é única e ninguém é dono de ninguém. Ame, seja feliz, abrace e dê o seu melhor e se acontecer da pessoa não querer estar ao seu lado, vire a página e siga sua vida.
Só estará no seu futuro quem tem que estar nele, assim como no presente, o resto é tragédia e perda de tempo. As pessoas não são propriedades das outras, não precisa ter medo de perder o que não lhe pertence, viva um dia de cada vez.
MEDO DA POBREZA FINANCEIRA
A vida é composta por 7 área: espiritual, mental, profissional, física, familiar, emocional e financeira, se uma precisa de atenção todas as outras também serão afetadas quando não forem observadas.
As áreas são inseparáveis, portanto, não adianta olhar somente para a financeira enquanto as demais ficam sem atenção. Se você for próspero em das áreas as outras refletirão o sucesso que alcançou, o contrário também é verdade.
Para se livrar desse medo à pessoa deve verificar o que a causa, não gastar mais do que ganha, não desperdiçar seu tempo com coisas inúteis. Procurar informações de como saber administrar o que ganha, educação financeira é esforço, não é milagre.
MEDO DE ENVELHECER
A velhice vem naturalmente e saber aceitá-la para bem vivê-la é um dos segredos para ter uma vida plena. Foi colocado na mente das pessoas que quando a idade chega é sinal de que nos tornamos incapazes, abandonados, solitários, etc.
Todos nós iremos envelhecer, mas ficar velho é uma questão de decisão. A partir de uma certa idade o metabolismo comece desacelerar um pouco mais e essa alteração não significa deterioração, ou seja, a forma física do corpo vai mudar e isso é inegável, mas, por outro lado, a sabedoria, o ser cauteloso e os anos de experiências agregam valor a essa nova fase que precisa ser bem vivida.
MEDO DE FICAR DOENTE
Milhares de pessoas sentem medo de sentir dores ou ter uma doença, é normal sentir esse medo, o problema é quando ele impede de ver que nem tudo está relacionado à doença.
Há um contrassenso desse comportamento em algumas pessoas que não cuidam da saúde e da alimentação e se expõem ao risco de desenvolver uma doença.
Esses foram os seis medos universais que dão origem aos demais, procure identificar o que lhe faz temer, pondere e veja o que impede de você seguir sua vida, lembre-se: o medo não pode lhe paralisar, apenas alertar.
Como diria Napoleon Hill “Medos são apenas estados mentais”. Quanto mais você o cultiva, mais ele cresce, não tenha medo de eliminá-lo, portanto, vença-o a cada dia e cultive o que lhe faz crescer.